Visto?

14:58

Oi pessoal! Tudo bem?

Alguns amigos me perguntaram porque eu precisei de visto, sendo que brasileiros não precisam mais para entrar na União Européia.. 
O visto é necessário para quem ficará por mais de 3 meses na terra da cerveja e do chocolate. Se você se interessa em ir para lá, já te dou uma boa notícia: o procedimento pode ser feito todo por correio (bem mais prático que o visto americano, por exemplo).
Sobre a documentação para o visto D (o de estudante), vou destacar os que eu acho que merecem muita atenção:
- O formulário: tem alguns pontos ambíguos e que te deixam em dúvida, troquei vários emails com o consulado para não preencher nada errado.
- Atestado médico: precisa ir em um médico autorizado pelo consulado, ele pede um check up (30 mil exames), você faz e ele atesta sua saúde. (é basicamente um: essa pessoa não é uma potencial fonte de alguma epidemia).
- Comprovante de capacidade financeira: para bolsistas, mande a carta de bolsa, e pronto. Para quem se sustentará sozinho ou por familiar, tem que comprovar renda. 
- Carta de aceite na universidade belga: a universidade é que tem que enviar para o consulado. Certifique-se de que eles saibam o endereço do consulado direitinho e tal. 
- Comprovante de pagamento das taxas: são duas. Uma que você para para o consulado no Brasil e uma que você paga para uma conta na Bélgica. Tive bastante ajuda nesse ponto em especial, pois nenhum banco de Divinópolis sabia fazer o pagamento da segunda taxa, então uma pessoa querida me ajudou e resolveu tudo em Belo Horizonte. 

Eles pedem de 10 a 20 dias úteis para decidirem sobre o visto, mas são muito eficientes. O meu ficou pronto em 6 dias úteis + o tempo do correio. 
Minha dica principal é ser MUITO atento aos detalhes, e em segundo lugar, não ter vergonha de mandar emails tirando suas dúvidas. 


You Might Also Like

0 Comentários

Posts mais vistos

Like us on Facebook

Flickr Images